JOGOS MATEMÁTICOS E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS

Isabel do Socorro Lobato Beltrão, Amarildo Menezes Gonzaga, Derlei Maria Corrêa de Macêdo, Ierecê dos Santos Barbosa

Resumo


O trabalho apresenta o relato de uma experiência que utilizou jogos matemáticos como estratégia desencadeadora do processo de ensino-aprendizagem realizada no primeiro trimestre de 2016, com alunos do quinto ano “A” do Ensino Fundamental do turno matutino, na Escola Municipal “Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo”, localizada em Manaus/AM. A utilização de jogos como estratégia de ensino-aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas, estimulando a sua criatividade e participação. A proposição dos jogos matemáticos como instrumentos para ensino das operações com números naturais, mostrou entre outros resultados que para se vencer nesses jogos, exige-se do aluno o uso de estratégias, levando-o a se envolver com as aplicações da Matemática, desenvolvendo e aprimorando as habilidades que compõem o raciocínio lógico e ao professor a oportunidade de criar um ambiente na sala de aula em que a comunicação seja benéfica, propiciando momentos de interação entre alunos e professor, trocas de experiências e discussões.


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ISSN: 2238-2380

 

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