EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE DADOS REAIS: ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Ana Carolina Gadotti, Tânia Baier

Resumo


O presente artigo apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) – Mestrado Profissional - da Universidade XXX. O objetivo geral da pesquisa foi elaborar e aplicar atividades didáticas para a educação básica sobre o tema Educação Financeira fundamentadas em dados reais, colaborando na formação dos estudantes para o consumo sustentável e uma vida financeira responsável. Na atualidade, dados estatísticos mostram que o endividamento das pessoas e das famílias acontece por despesas não previstas, ou seja, por gastos não planejados realizados por impulso. Este artigo tem por objetivo apresentar a importância da Educação Financeira e a análise de duas atividades desenvolvidas com duas turmas dos anos finais do ensino fundamental, aplicadas com 46 estudantes de escolas públicas localizadas nos municípios de Blumenau e Timbó – SC. Com essas atividades, espera-se contribuir para o aprendizado da Educação Financeira em sala de aula, conscientizando os estudantes sobre a importância desse tema através de atividades didáticas baseadas em dados reais, contribuindo para a construção da cidadania e também para o bem estar econômico e financeiro dos jovens.


Palavras-chave


Educação Financeira; Ensino fundamental; Atividades.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org