PROCESSO DE ELABORAÇÂO DE UMA INVESTIGAÇÃO QUANTITATIVA SOBRE O CONHECIMENTO FINANCEIRO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS

Ronaldo Rocha Bastos

Resumo


O presente artigo apresenta a concepção e o processo de elaboração de uma investigação quantitativa sobre o conhecimento financeiro de estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem quantitativa de investigação do tipo survey, através de questionário estruturado respondido pelos indivíduos pertencentes a uma amostra probabilística representativa do universo pesquisado: alunos do 9º ano.  A proposta é que os casos observados possam ser descritos e também analisados pelas similaridades (ou não) entre os mesmos, recorrendo-se ao conceito de “espaço social” de Bourdieu.  A metodologia de análise é apresentada detalhadamente e o questionário utilizado como instrumento de coleta de informações sobre o conhecimento financeiro e sobre características sócio-demográficas dos respondentes é descrito.  De posse dos resultados da análise exploratória e dos modelos ajustados será possível verificar quais as classes latentes que determinam certos padrões de respostas e também se existem covariáveis significativas que influenciam nas probabilidades de pertencer às classes latentes encontradas.


Palavras-chave


Educação Matemática; Educação Financeira Escolar; Conhecimento Financeiro; Pesquisa Quantitativa

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ISSN: 2238-2380

 

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