USO DE NOTÍCIAS DE JORNAL NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

Marnise de Almeida Nabuco da Conceição, Douglas Marcelo Merquior

Resumo


O presente trabalho avaliou o uso de notícias de jornal em sala de aula, verificando seu efeito sobre o hábito de ler e a compreensão dos conceitos de Química. A pesquisa de campo foi realizada em turma de 2ª ano do Ensino Médio de uma escola pública, situada no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de questionários respondidos pelos alunos e oficinas de leitura sobre funções químicas inorgânicas. É importante enfatizar que as notícias usadas nas oficinas foram selecionadas de modo que os alunos pudessem perceber a relação entre química e o cotidiano. Durante as oficinas de leitura, os alunos demonstraram interesse em participar, enquanto compartilhavam espontaneamente o conhecimento entre eles. Dessa forma, o uso de notícias de jornal em sala de aula estimulou nos alunos o interesse pelo aprendizado da Química e melhorou o entendimento dos conceitos abordados.

Palavras-chave


Notícia de jornal;Química;Ensino Médio

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org