A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rosangela Escher de Castro Sena, Danielle Gonçalves Teixeira, Augusto Cesar de Castro Barbosa

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar a História da Matemática como um recurso a ser utilizado em sala de aula no Ensino Fundamental, dando suporte ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Ele sugere uma reflexão sobre as vastas e ricas possibilidades de aplicação e exploração da História da Matemática, que pode ser potencializada com o apoio das novas tecnologias, demonstrando que é possível desenvolver um trabalho de descoberta e inovação, mesmo no nível fundamental, alcançando um nível de aprendizagem construído com bases ampliadas, dando sentido e significado ao conteúdo matemático, despertando habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno. Por meio do desenvolvimento do presente trabalho, foi possível observar que esse processo resulta na visão de que o conhecimento matemático é dinâmico e está em evolução com a história da humanidade, levando a entender a origem e o desenvolvimento do pensamento matemático e sendo capaz de formar o aluno com uma visão crítica mais apurada, além de desenvolver nele o pensamento lógico.

Palavras-chave


Ensino da Matemática; História da Matemática; Ensino Fundamental; Aprendizagem Significativa

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org