LEI 10.639/03 EM TEXTOS E CONTEXTOS PARA SALA DE AULA - AFRIC(A)ÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Fernanda Antunes Gomes da Costa, Iago Vilaça de Carvalho

Resumo


A Lei 10.639/03 tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Africana em todas as escolas do Brasil. Sendo assim, foi necessário repensar também as relações étnico-raciais no espaço escolar e as ações que devem promover essa abordagem. No entanto, ainda hoje, nem sempre é possível identificarmos atividades que deveriam viabilizar essa discussão nas instituições de ensino do país. Diante deste cenário, nasce nossa proposta de produto educacional. Nossa apostila tem por objetivo buscar novos caminhos para efetivação da Lei 10.639/03, através de propostas que sejam utilizadas como ferramentas para prática pedagógica, em diálogo com as disciplinas de atuação dos professores de Ciências (atualmente, nossos alunos de Licenciatura em Química e em Biologia, da UFRJ Macaé). Nossas atividades, oriundas, principalmente, da pesquisa bibliográfica, apresentam contos e/ou poemas com temáticas que podem tecer o diálogo entre as ciências e a discussão das relações étnico-raciais. Com textos que trazem à tona situações do cotidiano e que recriam aspectos culturais africanos, as produções, desta pesquisa, configuram-se como material didático de apoio para discussão e efetivação da Lei 10. 639/03, sendo esse nosso principal resultado a ser alcançado. Além disso, buscamos estimular uma formação cidadã, justa e igualitária. - Assim, mostramos ser possível fomentar os laços entre ciência e cultura, ao levar, para sala de aula, textos e contextos que abordam aspectos culturais e históricos, a partir de uma linguagem acessível, em interação com as temáticas 'cultura africana', 'ciências' e 'relações étnico-raciais'.

Palavras-chave: Lei 10.639/03, Ensino de Ciências, Produto Educacional, Cultura Africana


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Lei 10.639/03, Ensino de Ciências, Produto Educacional, Cultura Africana

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