OS MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO NO PERCURSO DA APRENDIZAGEM DA BOTÂNICA

Clécio Danilo Dias-da-Silva, Andréa Pereira da Silva

Resumo


Partindo da necessidade de despertar a curiosidade e interesse dos alunos acerca dos conteúdos de Ciências, torna-se imprescindível a utilização de estratégias e metodologias que tornem as aulas mais lúdicas e dinâmicas, possibilitando a construção e significação dos diversos conhecimentos explorados em sala de aula. Nesse sentido, considerando que os Mapas Conceituais (MC) se constituem como um aliado para promover uma aprendizagem significativa, este trabalho tem como objetivos aplicar os MC como recurso didático potencialmente significativo para aprendizagem da Botânica, bem como, avaliar uma sequência de ensino envolvendo o uso dos MC nas aulas de Ciências. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 7º ano de uma escola privada em Natal-RN. O desenvolvimento da pesquisa se deu através das etapas de: Problematização inicial; Familiarização com os MC; Aprofundamento de Conhecimentos a respeito da morfologia das plantas; Elaboração de MC, e, Socialização dos materiais produzidos. Os resultados positivos obtidos nesta pesquisa comprovam a eficácia do uso dos MC no percurso da aprendizagem da botânica, e confirmam a sua aplicabilidade nas disciplinas de Ciências e Biologia na educação básica. 


Palavras-chave


Mapas Conceituais; Conteúdos de Botânica, Aprendizagem Significativa; Ensino de Ciências.

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ISSN: 2238-2380

 

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