A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCENTIVADA PELA UTILIZAÇÃO DE PROPAGANDAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM LICENCIANDOS

Taysa da Silveira Chrysóstomo, Jorge Cardoso Messeder

Resumo


Este trabalho se dedica a investigar as percepções e concepções de licenciandos em química por meio da elaboração de planos de ação utilizado propagandas como recurso didático, supondo aulas voltadas para o ensino médio. O marco teórico é fundamentado no emprego de Recurso Audiovisuais (RAV), no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula e no estabelecimento e implementação da Prática como Componente Curricular (PCC) vigentes no currículo de química.  Foi desenvolvido em disciplinas da licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), campus Nilópolis, utilizando oficinas pedagógicas desenvolvidas em etapas, em grupos focais. Apresentam-se a importância do estímulo à atividades que fortaleçam a prática pedagógica e a necessidade da função mediadora do professor em sala de aula, para que o objetivo almejado com emprego de propagandas televisivas na formação de professores se cumpra. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) e suas etapas de unitarização, categorização e metatexto.


Palavras-chave


TIC. Formação de professores. Prática pedagógica.

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ISSN: 2238-2380

 

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