EDUCAÇÃO SEXUAL: JOGO EDUCATIVO PARA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Andréia Santiago Vieira, Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis

Resumo


 

RESUMO

Este artigo apresenta o recorte de uma dissertação de Mestrado que teve como objetivo a construção de um produto educacional configurado como jogo educativo baseado em questões de Educação Sexual em face a demanda no público de jovens e adultos com Deficiência Intelectual de uma escola da Baixada Fluminense/RJ. Essa temática vinculou-se ao exercício da cidadania quando propôs a discussão acerca de conceitos relativos às etapas de vida humana. Nesse sentido foram incluídos no conteúdo do jogo temas como: higiene e alimentação, autocuidado e educação para a sexualidade considerando nesse universo valores como: respeito às diferenças, escolhas pessoais e respeito por si próprio. Aferiu-se alguns resultados como vocabulário reduzido quanto às nomenclaturas e terminologias científicas relacionadas ao corpo humano. Observou-se que as pessoas inseridas no público alvo da pesquisa sentem necessidade de serem ouvidas sobre suas inquietações oriundas da adolescência e da vida adulta. Fato que apontou tanto para a questão de uma demanda que necessita ser revista frente ao ensino desta população quanto à urgência em desmistificar o senso comum emanente da comunidade escolar.

 

Palavras-chave: Educação Sexual. Jogo Educativo. Deficiência Intelectual.

 

 

 

 


Palavras-chave


Educação Sexual. Jogo Educativo. Deficiência Intelectual.

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ISSN: 2238-2380

 

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