REVISTA CONTROVÉRSIAS: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE CTS PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS POR MEIO DE UMA REVISTA DIGITAL

Richard Alves, Giselle Rôças

Resumo


O produto educacional que este artigo se propõe a apresentar é uma oficina sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na forma de uma revista digital, fruto de pesquisas para dissertação de mestrado profissional em Ensino de Ciências (EC) que foi realizada com docentes que atuam com o ensino de ciências nas séries iniciais em uma escola do município de Paracambi. O estudo teve uma abordagem qualitativa que optou como instrumento de coleta pela utilização de questionários com perguntas abertas, a observação participante e transcrições de gravações em áudio e vídeo, apreciados pela análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados demostraram que as professoras atribuíam uma visão ingênua, de senso comum e neutra à ciência e a tecnologia; no entanto, a participação delas na oficina proposta revelou uma mudança de olhar sobre EC tradicional, desenvolvendo características como reflexão, discussão, participação, criticidade e conscientização, tanto nas discussões teóricas quanto na vivência da atividade proposta de controvérsia controlada. Esperamos que a divulgação da oficina sobre CTS por meio de uma revista digital possa contribuir para que outros professores reflitam sobre o ensino de ciências.


Palavras-chave


controvérsias, CTS, ensino de ciências, formação continuada, revista digital

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org