O Ensino de Língua Inglesa na Perspectiva do Letramento Digital Crítico

Elaine Vasquez Ferreira de Araujo, Márcio Luiz Corrêa Vilaça

Resumo


É inegável a popularização das tecnologias digitais e das redes sociais digitais hoje na sociedade. Tais artefatos vêm potencializando a leitura do mundo e possibilitando a democratização do conhecimento de uma forma nunca antes vivenciada. Diante disso, muitos estudos, como os dos novos letramentos, têm emergido para atender às demandas sociais. Em um mundo marcado por diversidades culturais, sociais e linguísticas, é interessante que o ensino de Língua Inglesa seja pautado nos estudos do letramento digital crítico, levando em consideração o desenvolvimento de uma postura crítica frente a comunicação digital, atitudes mais éticas em relação a diferentes saberes e o diálogo entre as culturas. Desta forma, é importante que a aprendizagem da Língua Inglesa ultrapasse os fins utilitários e linguísticos e apresente também objetivos sociais, culturais e educacionais. Reconhecendo a relevância de discussões neste sentido, o objetivo principal deste trabalho é discutir o ensino de Língua Inglesa pela perspectiva do letramento digital crítico.


Palavras-chave


Língua Inglesa, Letramento Digital, Letramento Crítico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.