LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM PERSPECTIVA DISCURSIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Marcus Garcia Sene, Wilder Kleber Fernandes de Santana

Resumo


Este trabalho tece um estudo sobre a aplicação da leitura e da produção textual em perspectiva discursiva, tomando como público específico alunos do 8ª e 9ª ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede municipal de Uberaba, MG, escola parceira do PIBID/UFTM. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática apoiada nos pressupostos teórico-metodológicos de Bakhtin (2006 [1979]), Volóchinov (2017 [1929]) e Medviédev (2016 [1928]), assim como nos dizeres de Schneuwly e Dolz (2004) que reiteram a importância da sequência didática enquanto estratégia eficiente a ser utilizada pelo(s) professor(es) em sala de aula aos alunos novas experiências no estudo da linguagem, em sua natureza real, concreta, viva.


Palavras-chave


Leitura; Produção; Texto; Discurso.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.