Mulher e Exercício do Poder:

José Geraldo Rocha, Ana Lucia Nascimento, Davidson Leandro Silva, Sonia Fazenda

Resumo


Resumo

 

As discussões em torno da compreensão de poder são sempre instigantes no contexto das transformações pelas quais passam as sociedades. As tentativas de definições nem sempre correspondem  às expectativas que determinados segmentos sociais buscam para justificar uma maior inserção e participação na sociedade.

O poder , segundo Charon, é  O poder “é a capacidade de fazer valer a vontade.  Tenho poder na medida em, que serei capaz, no futuro, de impor minha vontade aos outros.   O segundo modo como a palavra poder tem sentido é na designação do poder efetivo. Tenho poder na medida em que já tive êxito em fazer valer minha vontade em relação aos outros. O terceiro modo como se usa o terno poder é no contexto de tentar fazer valer a vontade”A construção sócio-cultural na qual o papel da mulher está vinculado à vida doméstica, cuidar de casa, dos filhos e das coisas do marido, passa por questionamentos na contemporaneidade.

O Município de Duque de Caxias é uma das maiores cidades que compõe a região da Baixada Fluminense. Conta com uma população que se aproxima de um milhão de habitantes. É uma cidade caracterizada por um lado, pela riqueza, oriunda do petróleo, o que a torna o sexto PIB no ranking nacional. Por outro lado as marcas da pobreza e miserabilidade do povo ressaltam aos olhos de estudiosos, que nessa região desenvolvem seus estudos e pesquisas acadêmicas.

Nas últimas eleições municipais realizadas em 2008, 04 mulheres conseguiram obter o mandato de vereadoras, num universo de 21  parlamentares. É  a primeira vez que um número significativo de mulheres consegue tal “proeza”.


Palavras-chave


mulher- história- sociedade- poder

Texto completo:

PDF () PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.