LÍNGUA ITALIANA APLICADA À ÓPERA: APONTAMENTOS DE UM PROJETO LINGUÍSTICO PARA FINS ESPECÍFICOS.

Regina Farias de Queiroz

Resumo


O professor de língua estrangeira enfrenta constantemente o desafio de ensinar uma nova língua adaptando-se a diferentes contextos e atendendo a diferentes propósitos. O uso do italiano para fins profissionais mostra-se cada vez mais uma necessidade e, portanto, faz-se necessária a apresentação de pesquisas que versem sobre esse tema. A fim de contextualizar o ensino de língua italiana aplicado a cantores líricos, apresento, neste trabalho, um relato da minha experiência docente no projeto de extensão Língua italiana aplicada à ópera do curso de Música da Universidade do Estado do Amazonas no qual tomou como sujeitos da pesquisa os componentes de dois coros pertencentes aos corpus artísticos do Teatro do Amazonas e apropriou-se da ópera como uma atividade multimodal, à medida em que essa articula o libreto, a partitura e a encenação. Sendo assim, proponho-me a apresentar as etapas experenciadas no projeto mencionado articulando os conteúdos desenvolvidos aos estudos que se voltam para o ensino de língua italiana para fins específicos e profissionais, nesse caso, o italiano aplicado à música lírica. Para tanto, a pesquisa apoia-se, principalmente, em Adami (2012) e Balboni (2015), os quais discutem as abordagens metodológicas no ensino de língua italiana para cantores líricos. Como resultados, foram percebidos no âmbito qualitativo, por meio do acompanhamento das aulas e dos ensaios, um maior amadurecimento no processo de preparação vocal e na performance de palco.

 


Palavras-chave


Ensino de línguas; língua italiana; ópera

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