As concepções dos estudantes do ensino médio de uma escola particular sobre serrapilheira: um estudo de caso.

Thiago Xisto, Paloma Guedes Vasconcelos, Sula Salani

Resumo


A conscientização sobre a importância da conservação e preservação do meio ambiente deve ser integrada ao ensino de Biologia, no ensino médio, pois os alunos nessa idade estão mais maduros. Para abordar o ensino de biologia e a conservação e preservação do ambiente, foi escolhido o tema serrapilheira, pois abrange áreas de estudo como botânica, zoologia e ecologia. O estudo da serrapilheira é importante para a compreensão do funcionamento dos ecossistemas florestais, pois a mesma é composta por fragmentos orgânicos de origem vegetal (folhas, caules, frutos, sementes) e animal tendo um papel fundamental na ciclagem dos nutrientes. O trabalho foi realizado com os alunos de ensino médio de um colégio particular do município de Duque de Caxias. Foram administradas aulas teóricas e aulas práticas e para medir o nível de aprendizagem foram aplicados questionários sobre o tema. O estudo mostrou que os alunos têm um bom aprendizado quando lhes é fornecido aulas mais atrativas, fazendo com que eles, além de assimilar melhor o assunto, desenvolvam um senso crítico.

Palavras-chave: Educação, Metodologias alternativas de ensino, percepção do ambiente. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.