ALGAS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO

Cláudia Pires, Fernanda Azevedo, Flávia Abreu

Resumo


O presente trabalho ministrou uma aula sobre as algas e suas importâncias no ecossistema aquático e nos setores de indústrias químicas, alimentícias e farmacêuticas para os alunos do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Sargento Wolff, localizado no município de Belford Roxo, Rio de Janeiro. Em virtude da deficiência na abordagem do conteúdo nas aulas de biologia, o projeto visou ampliar o conhecimento integrado sobre as algas na vida cotidiana dos estudantes, através da exposição de produtos a base de algas marinhas. Os resultados demonstraram que a atividade contribuiu para facilitar o aprendizado dos alunos sobre o tema. O ensino de Ciências e Biologia tornam-se mais agradável e interessante para o aluno, quando este pode integrar os conhecimentos teóricos com as atividades diárias. Assim, o projeto demonstrou de maneira positiva que o professor como mediador do conhecimento pode organizar simples atividades em sala de aula com outros recursos, além dos livros didáticos, que auxiliem no processo de ensino aprendizagem.

 

Palavras-chave: Ensino Médio, Biologia, Algas, Exposição de materiais.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.