ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO E ATIVIDADE PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM DO CONTEÚDO SOBRE O CICLO DO CARBONO

Camila Silva, Leonardo Cozendey, Flávia Felseburgh

Resumo


O ciclo do carbono representa um dos processos biológicos que envolvem a participação de diferentes organismos, demonstrando que as formas de vida são interligadas. Este ciclo inicia-se quando os seres autotróficos absorvem gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese, sendo parte do carbono transferido para os seres consumidores quando estes se alimentam das plantas. Em seguida, o carbono é devolvido para a atmosfera através da decomposição de matéria orgânica.  O ciclo do carbono representa processos que propõe a conscientização ecológica do aluno, e por isso a abordagem em sala de aula deve procurar diminuir as dificuldades de entendimento e levar o aluno a uma conscientização atuante fora da escola. No entanto, a abordagem do tema em livros didáticos de ensino médio apresenta se de forma isolada e desestimulante. O trabalho teve como objetivos analisar o conteúdo do ciclo do carbono no livro didático de biologia utilizado na turma 1301 da escola Venâncio Pereira Velloso, e ampliar o conhecimento dos alunos sobre o tema através da apresentação de uma aula com o uso de um recurso didático. Os resultados demonstraram que o livro carece de informações mais detalhadas e atualizadas, mas ainda assim, consegue transmitir as informações básicas. A abordagem pedagógica promoveu um aumento parcial dos conhecimentos dos alunos. Assim, o trabalho permitiu concluir que a análise do livro é de fundamental importância por parte do professor, e que a atividade didática proposta contribuiu para o processo de ensino aprendizagem.

 

Palavras chaves: Ciclo do carbono, atividade didática, biologia


Apontamentos

  • Não há apontamentos.