Uma breve reflexão sobre o ensino de ciências para alunos de ensino fundamental e médio: Relação teoria e prática

Jussimara Santos Oliveira, Helder de paula silva

Resumo


Tendo em vista que em países da Europa já se fazia ciência desde o século XVII, a ciência no Brasil é relativamente nova, seu valor só foi reconhecido no ano de 1951, e a primeira instituição que demonstrou a importância da ciência no Brasil foi o Instituto Oswaldo Cruz. Ainda hoje existem pessoas na população que desconhecem a ciência produzida no país ou nem ao menos sabem o nome de um cientista brasileiro. Nos últimos anos o Brasil tem formado muitos Mestres e Doutores, porém os alunos das séries iniciais não possuem um bom desempenho nas escolas. O objetivo principal deste trabalho foi discutir o alto índice de pós-graduações no país em contraste com um mau rendimento escolar de alunos das séries inicias. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados estatístico-educacionais divulgados anualmente pelo INEP.  A visão dos alunos do ensino médio sobre a ciência, e o cientista foi investigada através da análise de questionários já respondidos por alunos do ensino médio de diferentes escolas que participaram de um Curso de Férias oferecido pelo Instituto de Bioquímica Médica- UFRJ. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos não sabem responder de maneira correta as funções exercidas pelos cientistas, e com isso podemos concluir que o conhecimento produzido pela academia científica parece não estar sendo transmitido as séries iniciais dos ensinos fundamental e médio.

 

Palavras chave: Produção científica, ensino de Ciências, formação docente, transferência do conhecimento, Brasil.


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