ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM DO TEMA “DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS”

marco antonio silva de santana silva antonio, FLÁVIA ABREU FELSEMBURGH

Resumo


A influência cada vez maior da ciência na vida cotidiana exige que a população esteja bem informada para acompanhar as descobertas científicas, avaliar seus aspectos sociais e participar de forma esclarecida de decisões que dizem respeito a toda coletividade. A educação é um dos fatores mais significativos para a promoção da saúde, do qual deve se ressaltar a importância do ensino, valorizando a influência do professor, assim como a utilização do livro didático. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar a forma de abordagem do tema sobre doenças respiratórias causadas por bactérias em livros didáticos de Biologia do ensino médio. Os resultados indicaram que o conteúdo exposto não apresentou erros conceituais e foi semelhante entre os livros didáticos. As doenças abordadas foram antraz, coqueluche, difteria, pneumonia e tuberculose. As informações apresentaram se resumidas, porém, os conceitos mais básicos possíveis foram transmitidos. A forma de abordagem do tema revelou diferenças e a carência de ilustrações sobre o assunto foi observada. Com o trabalho concluímos que apesar dos pontos favoráveis ou não observados nos livros didáticos analisados, todos de alguma forma trataram sobre as doenças respiratórias causadas por bactérias, demonstrando a preocupação com a abordagem do tema saúde. Os dados observados enfatizam que cabe ao professor verificar a melhor forma de ministrar o conteúdo, adequando o a sua clientela e a realidade de recursos didáticos que se tem disponível na instituição de ensino para complementar o seu trabalho pedagógico.

Palavras chaves: livro didático, biologia, doenças respiratórias, bactérias.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.