A “Caça-Palavra” – Uma abordagem para a nossa fauna selvagem e extinção no Ensino Médio

Luana Silva Dos Santos, Jeane Cardozo Ferreira, Carlos Henrique de Freitas Burity

Resumo


O Parâmetro Curricular Nacional (PCN) propõem temas transversais com o intuito de melhorar o desenvolvimento e compreensão do aluno em relação ao mundo em que vive. Bem como diversos autores citam a importância do jogo como atividade lúdica, dando ênfase a sua relação com o ensino-aprendizagem. O nosso objetivo é estimular os alunos do ensino médio a reconhecer as espécies ameaçadas de extinção da nossa fauna selvagem, utilizando-se de metodologias lúdicas, sendo esta baseada em um estudo de caso, onde o espaço pedagógico da pesquisa foi à sala de aula de dois colégios nos municípios do Rio de Janeiro e São João de Meriti perfazendo um total de 51 alunos estudados. Através da atividade lúdica foi possível observar que os alunos de ambos os espaços pedagógicos possui um déficit no conhecimento das espécies de mamíferos selvagens ameaçados de extinção. A partir daí foi elaborada uma ficha técnica sobre a biologia dos animais, nos quais os alunos demonstraram maior dificuldade. Concluindo assim nosso trabalho, com cumprimento de nossos objetivos dinamizando a aula e aumentando o conhecimento dos alunos sobre sua realidade.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.