INCENTIVANDO A PRÁTICA DA PEDAGOGIA DOS 3 RS NA ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL

Eni Carvalho Alves dos Santos, NATHALIA CARINA DOS SANTOS SILVA, PATRICIA DOMINGOS

Resumo


INCENTIVANDO A PRÁTICA DA PEDAGOGIA DOS 3R’s NA ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL Eni Carvalho Alves dos Santos¹; Nathália Carina dos S. Silva¹ Patrícia Domingos¹ 1UNIGRANRIO – Escola de Ciências da Saúde RESUMO É visível que estamos enfrentando graves problemas ambientais, em resposta às atividades humanas ao longo dos anos. A sociedade está cada vez mais consumista e conseqüentemente pressionando por maior exploração de recursos naturais e aumentando a quantidade de lixo produzido. O principal meio para promover a mudança de pensamentos e atitudes é através da Educação Ambiental, seja ela em âmbito formal ou não formal. A Educação Ambiental se torna um exercício para cidadania. Ela tem como objetivo a conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente natural que as cerca. Nas escolas há pouco incentivo para diminuição da utilização de papéis, sendo desperdiçados em grande quantidade. È necessário uma conscientização plena envolvendo os alunos para contribuírem com a diminuição do consumo de papel. Este projeto foi realizado no âmbito formal da Educação Ambiental, envolvendo alunos de escola pública e privada, com o intuito de discutir práticas e ações para a plena conscientização ambiental sobre o desperdício de papel nas escolas. Para isso elegeu-se, como estratégia didática a chamada Pedagogia dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Para desenvolvimento do estudo, foram realizadas atividades práticas com alunos do 2º ano do ensino fundamental. Tais atividades foram direcionadas para a redução do consumo e do desperdício de papel. Dessa maneira foi possível demonstrar de forma prática e lúdica que é possível reduzir o consumo, evitando o desperdício e que a reutilização também é possível no cotidiano escolar. Além disso, o trabalho obteve grande aceitação pelos alunos que demonstraram interesse em ajudar a tornar possível a redução da geração de resíduos pela escola e a diminuir a utilização dos recursos naturais em geral. Através deste projeto os alunos obtiveram uma visão mais ampla sobre a problemática ambiental, percebendo a importância de contribuir para a preservação do meio ambiente, não só no ambiente escolar, mas também em casa. Palavras-chave: Educação Ambiental na escola fundamental, pedagogia dos 3R’s, consumo e desperdício.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.