Saúde & Ambiente em Revista, Vol. 4, No 2 (2009)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O uso de método lúdico no ensino da Biologia: um estudo de caso com alunos do Ensino Médio

Marina Principe Cardoso Pinto, Thamires Gonçalves Amorim, Helder de Paula Silva

Resumo


Mais do que fornecer informações, é fundamental que o ensino de Biologia se volte ao desenvolvimento de competências que permitam ao aluno lidar com as informações. Diante disso é preciso que os educadores selecionem metodologias coerentes com as intenções educativas, como o uso do método lúdico. Através desta se processa a construção de conhecimento. Sendo assim foi desenvolvido um método lúdico designado a alunos do Ensino Médio. Foram usados questionários para averiguar a relação do lúdico com o aprendizado dos alunos. Logo, os resultados demonstraram que após o método lúdico, cerca de 80 % dos alunos tiveram seu interesse pela Biologia estimulado. Justificando assim a indispensável utilização de recursos como o modelo didático. Este atuando como agente facilitador da pratica de ensino, proporcionado um ambiente agradável e descontraído ao discente. Palavras-chave: Método lúdico, Biologia, Ensino-prendizagem, Ensino Médio.