Samambaias: morfologia, ciclo de vida e importância econômica.

larissa silva miguez, Fabiana macedo mendonça, Carine Garcia Quinet

Resumo


As samambaias se reproduzem por esporos, o ciclo de vida tem duas fases: uma gametofítica e outra esporofítica. Existem algumas espécies de samambaias que são tóxicas como a Pteridium aquilinum, vulgarmente chamada de samambaia do campo. Foi apresentado aos alunos do ensino médio seu ciclo de vida, características gerais, a importância das plantas para o meio ambiente e importância médica. Trata-se das pteridófitas, plantas que surgiram no período carbonífero e sobrevivem até os dias atuais. Foi ministrada uma aula sobre as pteridófitas (samambaias), em sala de aula, utilizando o método visual, com figuras bem coloridas e um exemplar de samambaia. Antes da aula ministrada foi visto um déficit de conhecimento de 70% dos alunos, e depois da aula só 5% dos alunos não conseguiram aprender o conteúdo. Com isso tivemos alunos mais interessados, preocupados com o meio ambiente e tendo uma melhor compreensão do que são as pteridófitas. Palavra-chave: pteridófitas, espécies tóxicas, ensino médio. Ferns: morphology, life cycle and economic importance. ABSTRACT The samambaias in case that renders By spur, the cycle as of life does have two stages a gametofítica AND another esporofitica. There are a few breeds as of samambaias than it is to they are toxic like the Pteridium aquiline , ordinarily telephone call as of samambaia from the arena. He went presented to the pupils from the secondary education your own cycle as of life caracteristicas overall, the amount of the plants for its environmement, amount of money female doctor. Trata - in case that of the pteridófitas, plants than it is to appear at the period carboniferous AND survivor as far as the days you act. (He went administrated a lesson on the subject of the pteridófitas samambaias), well into classroom, by using the method visual, along figures aright colorful um exemplary as of samambaia AND related to the environment atmosphere. Heretofore from the lesson administrated he went saw um deficit as of knowledge as of 70% of the pupils, AND afterward from the lesson all by oneself 5% of the pupils did not they managed to learn the content. Along It we have had pupils more interested in, uneasy with the environmement AND having the comprehension whereof they are pteridófitas. Keywords: cycle as of life, breeds toxic, secondary education.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.