AVALIAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTUDO DE CASO DO MUSEU CIÊNCIA E VIDA, DUQUE DE CAXIAS, RJ
Palavras-chave:
Divulgação Científica, Museus de Ciências, EvoluçãoResumo
Os museus de ciências podem ser considerados hoje espaços de educação não formal e de divulgação científica para públicos diferenciados. São lugares diferentes da escola, onde é possível desenvolver atividades educativas que envolvam e motivem os alunos a aprenderem ciência. O presente estudo visou à avaliação qualitativa dos espaços não formais de educação na contribuição da divulgação científica e no ensino de ciências. A metodologia teve como instrumento a coleta de dados através da aplicação de questionários semiestruturados referentes ao Museu Ciência e Vida aos mediadores e público antes a após as atividades de visitação. A pesquisa proporcionou uma amostra das concepções que os mediadores possuem em relação a espaços não formais. Além disso, os resultados mostraram a eficácia na aprendizagem do conteúdo de ciências por grupos escolares que visitaram o Museu.