AVALIAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTUDO DE CASO DO MUSEU CIÊNCIA E VIDA, DUQUE DE CAXIAS, RJ

Autores

  • Graice Quelli Vieira UNIGRANRIO
  • LARISSA PAIVA PEREIRA UNIGRANRIO
  • Wellington Rodrigues de Matos UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Museus de Ciências, Evolução

Resumo

Os museus de ciências podem ser considerados hoje espaços de educação não formal e de divulgação científica para públicos diferenciados. São lugares diferentes da escola, onde é possível desenvolver atividades educativas que envolvam e motivem os alunos a aprenderem ciência. O presente estudo visou à avaliação qualitativa dos espaços não formais de educação na contribuição da divulgação científica e no ensino de ciências. A metodologia teve como instrumento a coleta de dados através da aplicação de questionários semiestruturados referentes ao Museu Ciência e Vida aos mediadores e público antes a após as atividades de visitação. A pesquisa proporcionou uma amostra das concepções que os mediadores possuem em relação a espaços não formais. Além disso, os  resultados mostraram a eficácia na aprendizagem do conteúdo de ciências por grupos escolares que visitaram o Museu.

Biografia do Autor

Graice Quelli Vieira, UNIGRANRIO

Discente do Curso de Ciências Biológicas (Escola de Ciências da Saúde, Unigranrio)

LARISSA PAIVA PEREIRA, UNIGRANRIO

Discente do Curso de Ciências Biológicas (Escola de Ciências da Saúde, Unigranrio)

Wellington Rodrigues de Matos, UNIGRANRIO

Bacharel em Biologia Vegetal pela UFRJ e Mestre em Botânica pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro. Atualmente atua como professor da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) onde leciona Fisiologia Vegetal e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde é professor substituto lecionando Ecologia e Biogeografia. Realiza pesquisas na área de Floristica e Fitossociologia em Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2015-02-23

Como Citar

Vieira, G. Q., PEREIRA, L. P., & Matos, W. R. de. (2015). AVALIAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTUDO DE CASO DO MUSEU CIÊNCIA E VIDA, DUQUE DE CAXIAS, RJ. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 1(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/2458

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Meio Ambiente