DIVERSIDADE DE MOBILIDADE INTERNACIONAL DE DOUTORADO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Cíntia Silva Fassarella Universidade do Grande Rio (Unigranrio), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP)
  • Fernanda Jorge Magalhães Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP)
  • Joyce Costa Silveira de Camargo Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP)

Palavras-chave:

Enfermagem, Cooperação Internacional, Educação de Pós-Graduação.

Resumo

A mobilidade internacional de doutorado em enfermagem é uma oportunidade para o estudante aprimorar competências e habilidades em pesquisa com inserção no meio acadêmico e profissional, além da possibilidade de estabelecer e alargar vínculos de trabalho científico no contexto internacional. O objetivo deste trabalho foi descrever a experiência de enfermeiros doutorandos em mobilidades internacionais. Trata-se de relatos de experiências, referentes ao ano letivo de 2013/2014, de três estudantes brasileiros de doutorado em enfermagem em três tipos de mobilidade internacional oferecidos no Brasil: Cotutela Internacional, Erasmus Mundus - Projeto Babel e Doutorado Pleno na cidade do Porto, Portugal. A partir dos relatos, perceberam-se aspectos em comum e outros divergentes para os três tipos de mobilidade. Concluem-se as vantagens de crescimento pessoal e profissional dos enfermeiros, sob mobilidade internacional em Cotutela internacional, Erasmus Mundus - Projeto Babel e Doutorado Pleno no Exterior.

Biografia do Autor

Cíntia Silva Fassarella, Universidade do Grande Rio (Unigranrio), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP)

Enfermeira. Doutoranda em Ciências de Enfermagem em regime de Cotutela Internacional, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - Universidade do Porto e Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenação e Professora Adjunta Mestre I, na Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO. Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC-SES-RJ) [email protected]

Fernanda Jorge Magalhães, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP)

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará e Doutoranda de Mobilidade Acadêmica do Projeto Babel pela Universidade do Porto. E-mail: [email protected].

Joyce Costa Silveira de Camargo, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP)

Enfermeira. Doutoranda em Ciências de Enfermagem, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes em Doutorado Pleno - Brasil. Especialista de Laboratório do Curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH-USP. [email protected].

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Fassarella, C. S., Magalhães, F. J., & Camargo, J. C. S. de. (2014). DIVERSIDADE DE MOBILIDADE INTERNACIONAL DE DOUTORADO EM ENFERMAGEM. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/2541

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Meio Ambiente