Pós-graduação lato sensu: legislação atual, novas diretrizes e a experiência da UNIGRANRIO

Autores

  • Nara Pires UNIGRANRIO
  • Cleonice Puggian UNIGRANRIO e UERJ

Palavras-chave:

Pós-graduação. Lato sensu. Ensino superior. UNIGRANRIO.

Resumo

Este artigo apresenta um relato da experiência da pós-graduação lato sensu na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), retomando seu percurso histórico e aspectos chave do seu desenvolvimento ao longo das últimas quatro décadas. Situa a experiência da universidade no contexto nacional, descrevendo os objetivos dos cursos de pós-graduação lato sensu, as legislações vigentes para este segmento e o debate atual sobre as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização, ainda em tramitação no Conselho Nacional de Educação. Explora as contribuições dos cursos de especialização da universidade para a formação de profissionais no ensino superior e destaca como perspectivas futuras: o incremento na oferta dos cursos – Institucionais e Premium, em todos os campi e unidades; a maior inserção de disciplinas online nos cursos de pós-graduação presenciais; a intensificação da presença da UNIGRANRIO nas empresas (públicas e privadas) por meio dos cursos de especialização e aperfeiçoamento in Company; e o aumento da participação de egressos da UNIGRANRIO e de outras instituições de ensino superior nos cursos da pós-graduação lato sensu. Esperamos que a experiência da universidade, que há 37 anos oferece cursos de especialização, possa contribuir para os debates atuais sobre o papel da pós-graduação lato sensu na formação de profissionais no ensino superior.

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Publicado

2015-03-02

Como Citar

Pires, N., & Puggian, C. (2015). Pós-graduação lato sensu: legislação atual, novas diretrizes e a experiência da UNIGRANRIO. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 1(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/2787

Edição

Seção

Artigo Especial