ENTRE UNIVERSOS SIMBÓLICOS E CONTEXTOS SÓCIOS HISTÓRICOS NA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.
Palavras-chave:
universo simbólico, poética, relações sociais.Resumo
É fato que na dinâmica social a mudança dos valores, das ideias e dos costumes contribui para que haja uma nova tensão na realidade social. A construção dos universos simbólicos e o contexto sócio cultural histórico se tornam essenciais para a tradução do discurso implícito na linguagem artística, em particular, na linguagem poética musical, a qual percebe-se uma relação direta do poeta letrista com as diferentes denotações e conotações que podem existir na realidade social, favorecendo a interação social e comunicação entre os atores sociais. Ou seja, a existência e a formação de diversos universos simbólicos respalda o estudo da linguagem artística musical em sua realidade social, já que toda arte é condicionada pelo seu tempo e representa a humanidade em consonância com as ideias e aspirações, as necessidades e esperanças de uma situação histórica particular, assim como a maneira que se compõem as relações sociais em distintos ciclos que suscita a emoção e reflete a subjetividade humana além de um complexo de fatores sócio culturais que são , na verdade, base para a produção artística. Para entendermos tal relação utilizaremos como fundamentação teórica autores como Gilberto Velho, Ernest Fischer, Antônio Cândido, Stuart Hall, Bonet e Maingueneau.