LEMBRANÇAS E TRAJETÓRIAS DE PORTUGUESES EM DUQUE DE CAXIAS – RJ, 1950-1970

Autores

  • Angela Maria Roberti Martins Unigranrio
  • Tania Maria da Silva Amaro de Almeida

Palavras-chave:

Portugueses, E/imigração, Duque de Caxias.

Resumo

Este artigo tem por objetivo efetuar algumas breves considerações acerca da presença portuguesa na cidade de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro, entre as décadas de 1950-1970. Centra a reflexão na experiência de alguns e/imigrantes, na decisão de deixar a terra natal, na forma como (re)construíram suas vidas, como lidaram com as tradições e os hábitos culturais, procurando perceber o processo de construção de uma certa rede de sociabilidade que se estabelece no momento mesmo em que a região passou por transformações econômicas e espaciais que a configuraram em polo de atração. Fundamentada, em especial, no campo da história oral de vida, a pesquisa estabelece um diálogo com as memórias da e/imigração, registrando e dando visibilidade a histórias de alguns anônimos que atravessaram o oceano e reinventaram suas vidas na margem de cá do Atlântico.

Biografia do Autor

Angela Maria Roberti Martins, Unigranrio

Bacharel e licenciada em História. Mestre em História Política e Doutora em História Social. Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades. Curso de História. Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes.

Downloads

Publicado

2017-06-26

Como Citar

Martins, A. M. R., & da Silva Amaro de Almeida, T. M. (2017). LEMBRANÇAS E TRAJETÓRIAS DE PORTUGUESES EM DUQUE DE CAXIAS – RJ, 1950-1970. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 4(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/4593