Os caminhos para a ampliação do mercado das histórias em quadrinhos do Ceará: um olhar a partir dos quadrinhistas.

Autores

  • Yuri Laurentino Gomes Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Leonel Gois Lima Oliveira Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC)

Palavras-chave:

Economia Criativa, Histórias em quadrinhos, Mercado, Crowdfunding.

Resumo

A oportunidade de se colocar no mercado regional das histórias em quadrinhos, representa um desafio a ser encarado pelos artistas. Segundo Silva (2005), a existência de alguns protocolos de comunicação da cultura local faz com que muitos desenhistas tenham melhor domínio e interesse de atuar junto a mercados com aspectos culturais mais próximos aos seus. Batista et al. (2008) e Batista, Oliveira e Andrade (2010) destacam, a ausência da participação do poder público como fomentador do setor, tratando-o apenas como um entretenimento, sugere-se a implantação de políticas públicas. Os quadrinhos cearenses passam a ter um parâmetro para traçar seu caminho no mercado, com o intuito de abordar temas voltados para a realidade local, aproximando a cultura regional com o público-alvo. Buscou-se responder ao seguinte problema: quais as ações necessárias para ampliar o mercado das histórias em quadrinhos cearenses, a fim de torná-lo um segmento de mercado estável e qualificado? Tem-se objetivo geral analisar a ampliação das histórias em quadrinhos cearenses como uma oportunidade de crescimento econômico cearense. Os objetivos específicos discutem a importância do capital intelectual para a produção de histórias em quadrinhos cearenses, buscar alternativas para viabilizar a ampliação deste tipo de mercado e por fim verificar as ações de sucesso das outras regiões brasileiras que poderiam ser aplicadas no mercado cearense. Trabalha-se com as hipóteses de que o mercado das histórias em quadrinhos cearenses tem crescido nos anos de 2013 a 2015, há uma maior aceitação e diversificação do público e uma valorização do trabalho regional e autoral das histórias em quadrinhos cearenses. Realizou-se pesquisa aplicada com utilização de dados secundários e entrevista com autores de histórias em quadrinhos cearenses. Obteve-se como resultado a necessidade de estabelecer um equilíbrio na relação consumidor, autor e produtor para que seja possível a ampliação deste mercado.

Biografia do Autor

Yuri Laurentino Gomes, Centro Universitário Estácio do Ceará

Graduado em Administração pela Estácio.

Leonel Gois Lima Oliveira, Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC)

Doutor em Administração pela EBAPE/FGV; Mestre em Administração pela UECE; Graduado em Administração pela UFC. Professor da ESMEC.

Downloads

Publicado

2018-08-27

Como Citar

Gomes, Y. L., & Oliveira, L. G. L. (2018). Os caminhos para a ampliação do mercado das histórias em quadrinhos do Ceará: um olhar a partir dos quadrinhistas. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 5(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/4764

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas