Os caminhos para a ampliação do mercado das histórias em quadrinhos do Ceará: um olhar a partir dos quadrinhistas.
Palavras-chave:
Economia Criativa, Histórias em quadrinhos, Mercado, Crowdfunding.Resumo
A oportunidade de se colocar no mercado regional das histórias em quadrinhos, representa um desafio a ser encarado pelos artistas. Segundo Silva (2005), a existência de alguns protocolos de comunicação da cultura local faz com que muitos desenhistas tenham melhor domínio e interesse de atuar junto a mercados com aspectos culturais mais próximos aos seus. Batista et al. (2008) e Batista, Oliveira e Andrade (2010) destacam, a ausência da participação do poder público como fomentador do setor, tratando-o apenas como um entretenimento, sugere-se a implantação de políticas públicas. Os quadrinhos cearenses passam a ter um parâmetro para traçar seu caminho no mercado, com o intuito de abordar temas voltados para a realidade local, aproximando a cultura regional com o público-alvo. Buscou-se responder ao seguinte problema: quais as ações necessárias para ampliar o mercado das histórias em quadrinhos cearenses, a fim de torná-lo um segmento de mercado estável e qualificado? Tem-se objetivo geral analisar a ampliação das histórias em quadrinhos cearenses como uma oportunidade de crescimento econômico cearense. Os objetivos específicos discutem a importância do capital intelectual para a produção de histórias em quadrinhos cearenses, buscar alternativas para viabilizar a ampliação deste tipo de mercado e por fim verificar as ações de sucesso das outras regiões brasileiras que poderiam ser aplicadas no mercado cearense. Trabalha-se com as hipóteses de que o mercado das histórias em quadrinhos cearenses tem crescido nos anos de 2013 a 2015, há uma maior aceitação e diversificação do público e uma valorização do trabalho regional e autoral das histórias em quadrinhos cearenses. Realizou-se pesquisa aplicada com utilização de dados secundários e entrevista com autores de histórias em quadrinhos cearenses. Obteve-se como resultado a necessidade de estabelecer um equilíbrio na relação consumidor, autor e produtor para que seja possível a ampliação deste mercado.