A visão dos professores-colaboradores da educação básica sobre o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física

Autores

  • Ana Paula Facco Mazzocato Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Formação de professores, Estágio Curricular Supervisionado, Professor-colaborador.

Resumo

O estudo objetivou analisar a visão dos professores-colaboradores (PC) da Educação Básica (EB) sobre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) III da Licenciaturaem Educação Física(EF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Caracterizamos a metodologia como qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. As informações foram obtidas por meio de um questionário e as interpretações das respostas se deram por meio da análise de conteúdo. Participaram 22 professores da EB que se prontificaram a ser PC do ECS III da Licenciatura em EF da UFSM. Concluímos que: a) os PC apresentaram três concepções de estágio: aplicação da teoria na prática; troca de conhecimento; e, conhecimento da realidade escolar; b) os PC apresentaram três perspectivas de seu papel/função: de uma ação parcial, isso é, uma via de mão única, onde somente o estagiário irá aprender sob a sua orientação, mediação, ajuda e/ou dicas; de uma ação de troca, isso é, de uma via de mão dupla, onde o estagiário e o PC irão aprender; e, de uma neutralidade na ação, isso é, de empréstimo do espaço escolar para uso do estagiário sem sua intervenção; e c) todos os PC reconhecem o seu papel/função na formação profissional do estagiário, mesmo que equivocada. Essa constatação indica a necessidade de discussões sobre a participação dos PC nos ECS.

Biografia do Autor

Ana Paula Facco Mazzocato, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestre em Educação (UFSM).

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Ex-Professor do Curso de Mestrado em Educação e Ex-Professor do Curso de Mestrado em Educação Física, ambos da UFSM.

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Especialista em Ciência do Movimento Humano (UNICRUZ); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC);Professor do Curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UNIFEBE);Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestre em Educação Física (UFSM); Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2018-08-27

Como Citar

Mazzocato, A. P. F., Krug, H. N., Krug, R. de R., & Telles, C. (2018). A visão dos professores-colaboradores da educação básica sobre o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 5(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/4807