O FILME “A COR PÚRPURA” E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT http://orcid.org/0000-0002-9082-5203
  • Jane Guimarães Sousa Professora da UNITINS e FACIT.
  • Laira de Cássia Barros Ferreira Maldaner Professora da CESBA/UEMA.
  • Haleks Marques Silva Professor da FACDO, Araguaína.
  • Marcela Pereira Lima Arcanjo UFT
  • Michol Malia Miller UFT
  • José Rogério Silva Tenório Neri UFT
  • Maria do Socorro Félix Bezerra UFT
  • Raquel Torquato Rodrigues de Azevedo ITPAC, Araguaína.

Palavras-chave:

Ensino, Educação superior, Cinema, Questões étnico-raciais.

Resumo

Este artigo nasce das reflexões a partir do uso do filme “A cor púrpura” no ensino superior. Tal experiência ocorreu na disciplina de “Tópicos I: Ensino e Valorização da Diversidade”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Este escrito partiu das observações de todos os estudantes da referida disciplina eobjetivou refletir sobre questões étnico-raciais e de gênero numa perspectiva humanista. A metodologia aqui utilizada foi a análise do referido filme em relação à bibliografia estudada. Os resultados demonstram a riqueza dos filmes enquanto mecanismos geradores de pensamentos críticos para a educação superior.

 

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Doutor em Humanidades da Universiteit Leiden (Países Baixos); Mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios (2009) e Mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea (2007), ambos mestrados da Leiden Universiteit (Países Baixos); Pós-graduado Lato Sensu em Educação Infantil (2012) pelo Centro Universitário Barão de Mauá (SP – Brasil); e Licenciado Pleno em Educação Artística (1999) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Jane Guimarães Sousa, Professora da UNITINS e FACIT.

Professora da UNITINS e FACIT. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT).

Laira de Cássia Barros Ferreira Maldaner, Professora da CESBA/UEMA.

Professora da CESBA/UEMA. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT).

Haleks Marques Silva, Professor da FACDO, Araguaína.

Professor da FACDO, Araguaína. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT).

Marcela Pereira Lima Arcanjo, UFT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Território (PPGCult-UFT).

Michol Malia Miller, UFT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT).

José Rogério Silva Tenório Neri, UFT

Aluno especial de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT). 

Maria do Socorro Félix Bezerra, UFT

Aluna especial de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT).

Raquel Torquato Rodrigues de Azevedo, ITPAC, Araguaína.

Professora do ITPAC, Araguaína. Aluna especial de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT).

Downloads

Publicado

2018-08-27

Como Citar

Rodrigues, W., Sousa, J. G., Maldaner, L. de C. B. F., Silva, H. M., Arcanjo, M. P. L., Miller, M. M., … de Azevedo, R. T. R. (2018). O FILME “A COR PÚRPURA” E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 5(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/4828