A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO A PARTIR DAS CULTURAS QUE EMERGEM DAS CLASSES POPULARES: UMA PROPOSTA DE ESTUDOS

Autores

  • Caroline Delfino dos Santos UNIGRANRIO
  • Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima

Palavras-chave:

Educação, Multiculturalismo, Experiências extramuros,

Resumo

Orientadora: Professora Dra. Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima

 Co-orientadora: Professora Dra. Jurema Rosa Lopes

Os movimentos políticos surgidos nas últimas décadas em nome das chamadas camadas minoritárias vêm tornando cada vez mais evidente a necessidade de superação não apenas das desigualdades sociais, mas também das formas monoculturais da sociedade se impor. O crescimento e fortalecimento de tais militâncias denunciam que as políticas públicas de cunho igualitário se revelam insuficientes e mascaram as identidades dos grupos historicamente marginalizados. No campo da educação pública questionamo-nos em que medida a democratização do ensino prevista na Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 e demais documentos oficiais vigentes se articula com a necessidade da valorização das experiências extramuros escolares dos alunos, princípio este também previsto na referida legislação. Assim, o presente trabalho de dissertação surge como fruto de algumas reflexões iniciadas por meio de experiências como docente e orientadora educacional em escolas da Rede Pública de Ensino do município de Duque de Caxias-RJ com crianças e adolescentes oriundas das classes populares. A pesquisa tem como principal objetivo investigar como o currículo oficial dialoga com as trajetórias socioeconômicas e culturais dos alunos e, para tal, apoia-se nos estudos etnográficos como metodologia. Como aporte teórico, recorremos aos autores Simon Schwartzman e Marcia Anita Sprandel para a compreensão do conceito de pobreza e desigualdade social. Como respostas às indagações em torno do currículo nos apoiamos nos estudos sobre multiculturalismo e educação construídos por Tomás Tadeu da Silva. Para a realização do trabalho de campo, nos utilizamos de entrevistas com membros da comunidade escolar.

 

Biografia do Autor

Caroline Delfino dos Santos, UNIGRANRIO

Doutoranda e Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2017). Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2005) e especialização em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica pela UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atua como Orientadora Educacional na Rede Pública de Ensino do Município de Duque de Caxias desde 2007 e como docente na mesma rede desde o ano de 2004.

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Publicado

2018-08-27

Como Citar

Santos, C. D. dos, & Pinheiro Lima, J. de C. (2018). A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO A PARTIR DAS CULTURAS QUE EMERGEM DAS CLASSES POPULARES: UMA PROPOSTA DE ESTUDOS. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 5(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/5007