LEGADO AFRICANO NA FORMAÇÃO DA CULTURA CEARENSE: UMA REVISÃO TEÓRICA

Autores

  • Maria Elanny Damasceno Silva UNILAB
  • Luis Tomás Domingos UNILAB
  • Juan Carlos Alvarado Alcócer UNILAB
  • Olienaide Ribeiro Oliveira Pinto UNILAB
  • Brenda Damasceno Silva FECLESC/UECE

Palavras-chave:

África, Ceará, Resgate cultural

Resumo

Este trabalho tem como objetivo elucidar a influência africana nos traços culturais cearenses. A justificativa está pautada em contribuir para reflexões voltadas ao conhecimento das bases culturais, sociais e históricas do Ceará, ampliando discussões nessa temática. A abordagem metodológica é qualitativa sendo classificada como pesquisa teórica descritiva/explicativa, utilizando de procedimento de revisão bibliográfica de análise de artigos e pesquisas historiográficas. Estabeleceu-se uma certa dificuldade em pesquisar acerca da cultura afro deixada no Ceará, devido as ideologias fundamentadas e impostas pela população dominante na época, tratada como os eurodescendentes. É interessante observar que conhecimentos de origens europeias, por exemplo, são tratados com valorização, percebidos com requinte, enquanto que o saber africano foi desvalorizado durante gerações, sendo tomado a consciência abrangente de seu fascínio cultural, material e imaterial no século atual. A sociedade nega a existência de origens afro descendentes no Ceará, com base em afirmações de que não existiram negros na região. Diante dos estudos existentes, aos poucos o Ceará e o Brasil, assumem suas raízes afrodescendentes, que por longos séculos foi esquecida. Um dos caminhos a seguir na conscientização da importância cultural africana na formação histórica do país está na educação, e mesmo com o crescente estudo da história africana nas redes de ensino do Ceará, a falta de acesso à produção acadêmica também impossibilita a consciência geral dos pilares de nossas vidas.

Biografia do Autor

Maria Elanny Damasceno Silva, UNILAB

Mestra em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira - UNILAB e ex-bolsista de pesquisa CAPES (2016-18). Especialista na área de Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Tecnóloga em Agronegócio.

Luis Tomás Domingos, UNILAB

Formado em Filosofia - Seminário Maior de Santo Agostinho (1989)- Moçambique, possui a Graduação em Sociologie - Universite de Paris VIII (1996)- França, Graduação em Ethnologie - Universite de Paris VIII (1997)-França, Mestrado em Anthropologie et Sociologie du Politique et du Développement - Universite de Paris VIII (1998)- França e Doutorado em Anthropologie et Sociologie du Politique. - Universite de Paris VIII (2002)-França. Atualmente é professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB - Ceara/Brasil.

Juan Carlos Alvarado Alcócer, UNILAB

Possui graduação em Física com o grau de Bacharel pela Universidad de Costa Rica (1988), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB no curso de Engenharia de Energias do Instituto de Engenharia de Desenvolvimento Sustentável. É também professor efetivo do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis - MASTS.

Olienaide Ribeiro Oliveira Pinto, UNILAB

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutora em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente desempenha estágio de pós-doutorado como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)/CAPES vinculado ao Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) 

Brenda Damasceno Silva, FECLESC/UECE

Graduanda do curso de Letras/Português na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE). Atualmente é bolsista do Grupo de Estudos em História Política: representação, cultura e poder participando do projeto de Extensão intitulado: A história vai ao museu: ação educativa patrimonial e o museu histórico Jacinto de Sousa.

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Publicado

2019-09-18

Como Citar

Silva, M. E. D., Domingos, L. T., Alcócer, J. C. A., Oliveira Pinto, O. R., & Silva, B. D. (2019). LEGADO AFRICANO NA FORMAÇÃO DA CULTURA CEARENSE: UMA REVISÃO TEÓRICA. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 6(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/5761

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas