Competitividade no Setor do Varejo: Compreendendo o Comportamento do Consumidor de um Supermercado na Periferia
Palavras-chave:
Supermercado de Periferia. Comportamento do Consumidor. Varejo.Resumo
Com a crescente competitividade de empresas do ramo supermercadista nota-se cada vez mais a preocupação de pequenos varejistas em atrair e reter clientes. Assim, deve-se focar na percepção do cliente referente aos motivos pelos quais frequentam determinado estabelecimento comercial. O objetivo principal do presente estudo é entender o comportamento do consumidor de um supermercado de periferia localizado em uma cidade da Serra Gaúcha. Para isso, utilizou-se de uma pesquisa descritiva quantitativa com a utilização de levantamento de dados no que diz respeito à satisfação de clientes referente ao conforto e conveniência, qualidade e variedade de produtos, serviços oferecidos pelo supermercado e motivos pelos quais os clientes buscam supermercados fora do bairro. Para a compilação de dados utilizou-se do cálculo da média para análise de satisfação dos clientes. De acordo com os resultados obtidos, percebe-se que os clientes frequentam o estabelecimento comercial por oferecer conforto e conveniência, boas condições de pagamento, qualidade de produtos da fruteira e simpatia dos funcionários. Do mesmo modo, o resultado da pesquisa apresenta que o principal motivo pelos quais os clientes buscam supermercado fora do bairro é a busca por menor preço, variedade de produtos, estacionamento, segurança e atendimento prioritário. Por fim, ressalta-se a importância do entendimento da percepção do cliente quanto à empresa, para retenção de clientes.