Competitividade no Setor do Varejo: Compreendendo o Comportamento do Consumidor de um Supermercado na Periferia

Autores

  • Alex Eckert Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Schana Kellin de Alexandre Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Gobinda Roy International Management Institute - IMI

Palavras-chave:

Supermercado de Periferia. Comportamento do Consumidor. Varejo.

Resumo

Com a crescente competitividade de empresas do ramo supermercadista nota-se cada vez mais a preocupação de pequenos varejistas em atrair e reter clientes. Assim, deve-se focar na percepção do cliente referente aos motivos pelos quais frequentam determinado estabelecimento comercial. O objetivo principal do presente estudo é entender o comportamento do consumidor de um supermercado de periferia localizado em uma cidade da Serra Gaúcha. Para isso, utilizou-se de uma pesquisa descritiva quantitativa com a utilização de levantamento de dados no que diz respeito à satisfação de clientes referente ao conforto e conveniência, qualidade e variedade de produtos, serviços oferecidos pelo supermercado e motivos pelos quais os clientes buscam supermercados fora do bairro. Para a compilação de dados utilizou-se do cálculo da média para análise de satisfação dos clientes.  De acordo com os resultados obtidos, percebe-se que os clientes frequentam o estabelecimento comercial por oferecer conforto e conveniência, boas condições de pagamento, qualidade de produtos da fruteira e simpatia dos funcionários. Do mesmo modo, o resultado da pesquisa apresenta que o principal motivo pelos quais os clientes buscam supermercado fora do bairro é a busca por menor preço, variedade de produtos, estacionamento, segurança e atendimento prioritário. Por fim, ressalta-se a importância do entendimento da percepção do cliente quanto à empresa, para retenção de clientes.

Biografia do Autor

Alex Eckert, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor em Administração - PUCRS/UCS

Schana Kellin de Alexandre, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Especialista em Gestão Empresarial - UCS

Gobinda Roy, International Management Institute - IMI

Doutor em Marketing - VGSOM IIT KHARAGPUR

Downloads

Publicado

2022-01-18

Como Citar

Eckert, A., Alexandre, S. K. de, & Roy, G. (2022). Competitividade no Setor do Varejo: Compreendendo o Comportamento do Consumidor de um Supermercado na Periferia. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 8(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/6019

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas