Caracterização dos casos de estupro na cidade de Porto Velho-RO, 2015-2017

Autores

Palavras-chave:

Violência. Estupro. Porto Velho.

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever os casos de estupro notificados por meio do o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) na cidade de Porto Velho, no período de 2015 a 2017. Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo. Foram utilizados dados secundários do Sinan a partir de consulta ao seu portal na internet disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Foi constatado um total de 420 notificações para o período estipulado. Evidenciou-se que as vítimas foram em sua maioria do sexo feminino (95%), com faixa etária predominante entre 10 a 14 anos (43%), estupradas no interior da própria residência (62,38%), por agressores do sexo masculino (99,5%) e que faziam parte do círculo de convívio das vítimas. Esse estudo ajuda a compreender a necessidade do município em implementar políticas de enfrentamento dos casos de violência contra a mulher não restritas ao momento pós-denúncia, além de fortalecer os órgãos de proteção às vítimas, para que possam atuar inibindo essa prática, sobretudo em casos de repetição intrafamiliar.

Biografia do Autor

Adriana Maria Andrade, Universidade Federal de Rondônia

Mestra em Ensino em Ciências da Saúde

Sérgio William Domingues Teixeira, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Ciência Política; Professor Adjunto do Curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/RO) e da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON).

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Andrade, A. M., & Teixeira, S. W. D. (2021). Caracterização dos casos de estupro na cidade de Porto Velho-RO, 2015-2017. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 8(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/6469

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas