Necessidades formativas de professores de Educação Física da Educação Básica diante da inclusão

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Necessidades Formativas, Inclusão Escolar.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade da região central do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as suas necessidades formativas, diante da inclusão escolar. A pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte professores de EF da EB das referidas rede de ensino e cidade. Concluímos que, as necessidades formativas manifestadas pelos professores de EF da EB estudados, diante da inclusão escolar, mostraram um problema crucial, o despreparo docente para trabalhar a inclusão escolar de alunos com deficiência nas aulas de EF.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e ex-professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado), ambos da UFSM.

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciada em Educação Física (UFPel); Mestre em do Movimento Humano (UFSM); Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora Adjunta do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ); Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da UNICRUZ/UNIJUÍ; Coordenadora do Curso de Educação Física/Licenciatura da UNICRUZ.

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UNICRUZ); Professor Adjunto do Centro de Ciências da Sáude e Agrárias (CCSA) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ); Professor do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da UNICRUZ/UNIJUÍ.

Moane Marchesan Krug, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Licenciada em Educação Física (UNICRUZ); Fisioterapeuta (UNICRUZ); Mestrado em Educação Física (UFPel); Doutorado em Educação Física (UFSC); Professora Adjunta do Departamento de Humanidades e Educação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Professora Tutora do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Saúde da Família.  [email protected]

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Krug, H. N., Krug, M. de R., Krug, R. de R., & Krug, M. M. (2021). Necessidades formativas de professores de Educação Física da Educação Básica diante da inclusão. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 8(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/6483