Formação continuada de professores: um caminho possível para a emancipação humana
Palavras-chave:
Formação Docente. Educação Integral. Paulo Freire. Política Educacional.Resumo
No presente artigo se propõe uma análise dos estudos realizados nos encontros de formação continuada intitulado “Círculo de Cultura 10 X Paulo Freire, que ocorreu em uma instituição de ensino de Santa Catarina. Delineou-se como pergunta norteadora: Ao conceber a escola pública brasileira em seus limites históricos e pedagógicos, como proporcionar ao docente uma formação emancipatória? Teceu-se como objetivo geral: analisar os processos formativos de uma formação continuada desenvolvida na perspectiva emancipatória. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa-descritiva, bibliográfica e documental. Para fundamentação teórica utilizou-se autores como: Gadotti (2009), Menezes e Brasil (2018), Freire (1978, 1996), Cury (2004), Mauricio e Monteiro (2009), Silva e Flach (2017), entre outros. Os resultados a partir das contribuições epistemológicas das obras de Paulo Freire, demostraram a importância das discussões acerca das políticas educacionais nos momentos de formação continuada para emancipação humana.