Formação continuada de professores: um caminho possível para a emancipação humana

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente. Educação Integral. Paulo Freire. Política Educacional.

Resumo

No presente artigo se propõe uma análise dos estudos realizados nos encontros de formação continuada intitulado “Círculo de Cultura 10 X Paulo Freire, que ocorreu em uma instituição de ensino de Santa Catarina. Delineou-se como pergunta norteadora: Ao conceber a escola pública brasileira em seus limites históricos e pedagógicos, como proporcionar ao docente uma formação emancipatória? Teceu-se como objetivo geral: analisar os processos formativos de uma formação continuada desenvolvida na perspectiva emancipatória. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa-descritiva, bibliográfica e documental. Para fundamentação teórica utilizou-se autores como: Gadotti (2009), Menezes e Brasil (2018), Freire (1978, 1996), Cury (2004), Mauricio e Monteiro (2009), Silva e Flach (2017), entre outros. Os resultados a partir das contribuições epistemológicas das obras de Paulo Freire, demostraram a importância das discussões acerca das políticas educacionais nos momentos de formação continuada para emancipação humana.

Biografia do Autor

Nadja Regina Sousa Magalhães, Pesquisadora pela UFSC; e UEMA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas na Linha de Pesquisa Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC na linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Educadores. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, com especialização em Educação Especial e TGD pela Faculdade Dom Alberto - RS. Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes-RJ e especialização em Gestão Educacional pela Faculdade de Teologia Integrada - PE. É participante do grupo de estudos e pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE (UFSC/CNPq). Também integra o grupo de Pesquisa “Interdisciplinar: Educação, Saúde e Sociedade” da Universidade Estadual do Maranhão. Realiza estudos referentes à Educação Integral em Tempo Integral. Possui experiência na área de coordenação pedagógica e formação de professores e Educação a Distância. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1349-4487.

Andressa Grazielle Brandt, IFC

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Professores. Mestre em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Graduada em Administração pela FIMA. Pedagoga- Supervisora Educacional e Professora da área de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense -Campus Camboriú ? IFC. Integrante do grupo de estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE (UFSC/CNPq). Autora do livro Trajetórias do Curso de Pedagogia no Brasil. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada),Curso de Pedagogia, Didática (práticas de ensino), condições de trabalho, identidade e saberes docentes, Educação Profissional Tecnológica, currículo. ORCID https://orcid.org/0000-0002-8176-1930. 

Lucas Martini, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paranᠠ(UFPR). Lienciado em Matemática pelo Instituto Federal Catarinense(IFC) - Campus Camboriú.
Integrante do grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE (UFSC/CNPq) e do  Grupo de Pesquisa Educação Matemática - GPEM (UFPR/CNPq).

Desenvolve pesquisas sobre ensino de matemática; educação matemática; oficinas de matemática; formação de professores (inicial e continuada).


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Publicado

2022-01-18

Como Citar

Magalhães, N. R. S., Brandt, A. G., & Martini, L. (2022). Formação continuada de professores: um caminho possível para a emancipação humana. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 8(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/6502