COVID-19: A RELAÇÃO ENTRE A PANDEMIA E AS VULNERABILIDADES SOCIAIS NO RIO DE JANEIRO

Autores

Resumo

A COVID-19 apresenta-se como um novo vírus contagioso e ainda há muito a ser descoberto sobre ele. Até o presente momento, não existe vacina ou tratamento específico, ao contrário da gripe comum para a qual já se fazem conhecidos tratamentos e uma pré-imunidade. A comunidade científica, atualmente, está debruçada em descobrir uma forma de imunizar a doença, visto que há uma preocupação de como a pandemia da COVID-19 pode afetar a população de países com sistemas de saúde já debilitados. A fragilidade desses sistemas com a sua sobrecarga representa um dos maiores impactos do vírus, em especial àqueles que são mantidos à margem da sociedade. O objetivo do estudo é refletir como a pandemia da COVID-19 vem afetando o contexto social das populações mais pobres no Brasil, sobretudo estudantes, moradores de favelas e demais espaços periféricos. A metodologia adotada foi a bibliográfica, cujo referencial teórico apoiou-se especificamente em periódicos, reportagens e livros. Com base nos estudos realizados, os mesmos nos permitiram compreender que os efeitos da COVID-19 implicaram em uma maior intensificação dos problemas sociais às pessoas mais pobres, nos impondo a construir coletivamente alternativas ao atual modelo de funcionamento da sociedade.

Biografia do Autor

Rosemeri da Silva Paixão, Universidade do Grande Rio

Graduada em Administração (2006) e doutoranda em Humanindades Culturas e Artes pela Unigranrio.

Gláucia Regina da Silva Santos, Universidade do Grande Rio

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Humanidades Cuturas e Artes, pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO, mestre em Letras e Ciências Humanas pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO, especialista em Língua Portuguesa pela Universidade do Rio de Janeiro- UERJ, graduada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade do Rio de Janeiro - UERJ. Professor I - de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro.Experiência como docente no nível superior na faculdade Senai- Cetiqt, nos cursos de Bacharel em Design de Moda, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia Têxtil, nas modalidades presencial e a distância (EAD).

Maria Aparecida dos Santos Siqueira, Universidade do Grande Rio

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes na UNIGRANRIO. Mestre em 2013 por meio do programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local), pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), com a pesquisa sobre “Letramentos formal e não formal: ferramentas de inclusão social na inter-ação família, escola e aluno”. Graduada em Pedagogia, em 2007, pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Graduada em Bacharelado em Educação Religiosa, em 2002, pelo Seminário Teológico Betel e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, em 2009, pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Experiência em Projetos de Extensão voltados para Educação, Ética e Cidadania na área de Educação, com ênfase principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia; pedagogia; leitura; letramentos; inclusão; escola-família e inclusão social; comunidades carentes; cidadania e outros. Professora Auxiliar na modalidade EAD no Curso de Graduação e de Pós- e Graduação no Centro Universitário Augusto Motta desde o ano de 2010.

Glhevysson dos Santos Barros, Universidade do Grande Rio

Doutorando e Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Especialista em Psicomotricidade (2013) e Educação Física escolar (2011) pela Universidade Gama Filho, Bacharel em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá (2014) e Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade (2009). Atualmente é professor da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. No Ensino Superior atuei como tutor pela Universidade Anhanguera.

Caroline Delfino dos Santos, Universidade do Grande Rio

Doutoranda e Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2017). Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2005) e especialização em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica pela UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atua como Orientadora Educacional na Rede Pública de Ensino do Município de Duque de Caxias desde 2007 e como docente na mesma rede desde o ano de 2004.

Downloads

Publicado

2021-02-19

Como Citar

Paixão, R. da S., Santos, G. R. da S., Siqueira, M. A. dos S., Barros, G. dos S., & Santos, C. D. dos. (2021). COVID-19: A RELAÇÃO ENTRE A PANDEMIA E AS VULNERABILIDADES SOCIAIS NO RIO DE JANEIRO. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 7(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/6631