Alternador veicular modificado para geração de energia elétrica

Autores

  • Bruno Moreira da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Programa de Graduação em Engenharia Agrícola
  • Vander Fábio Silveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura
  • Jair Antonio Cruz Siqueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura http://orcid.org/0000-0002-8140-444X
  • Luciene Kazue Tokura Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura https://orcid.org/0000-0001-9758-0141
  • Bruna de Villa Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura
  • Enerdan Fernando Dal Ponte Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura
  • Rosemar Cristiane Dal Ponte Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura
  • Carlos Eduardo Camargo Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura
  • Vanderlei Artur Bier Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Programa de Graduação em Engenharia Agrícola
  • Willian Isáo Tokura Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Centro de Estudos Superiores de Codó https://orcid.org/0000-0001-9363-793X
  • Hamom Ventura Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura

Palavras-chave:

aerogerador alternativo, fontes renováveis, energia eólica

Resumo

O objetivo do trabalho foi modificar o rotor de um alternador veicular para a geração de energia elétrica na região de Cascavel/PR, e comparar sua geração com um alternador original. Para isso, foram analisadas as curvas de potência e verificado se a adaptação do alternador seria viável para a geração de energia eólica. O experimento foi realizado no Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI) e do Laboratório de Energia  (LENE) da Universidade Estadual do oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel, em bancadas de teste de alternadores. Foram construídos três rotores. O primeiro rotor apresentava 12 imãs de neodímio N42 de 20x10x2mm em um cilindro de aço; o segundo rotor foi em alumínio fixado com 12 imãs de neodímio, N52 10x10x10 mm; e o terceiro rotor em Nylon, com um conjunto de imãs de neodímio, N52 10x10x10 mm, formando 12 polos alternados, sendo cada polo formado por três imãs, totalizando 36 imãs. Foi utilizado uma máquina fresadora para controlar a rotação dos alternadores, e por meio da coleta de dados foi possível a construção das curvas de potência. A partir da análise dos resultados, pôde-se concluir que os alternadores original/modificado apresentaram igual capacidade de geração de corrente elétrica (nível de 5% de significância), indicando que a substituição das bobinas do induzido por imãs de neodímio não alterou significativamente a geração de energia dos alternadores, porém, eliminou-se a necessidade de alimentação do induzido para geração de energia elétrica.

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Publicado

2022-01-18

Como Citar

Silva, B. M. da, Silveira, V. F., Siqueira, J. A. C., Tokura, L. K., Villa, B. de, Dal Ponte, E. F., … Rodrigues, H. V. (2022). Alternador veicular modificado para geração de energia elétrica. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 8(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/6729

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnologia