Metal Criativo: um estudo sobre a Cogumelo sob a ótica dos 3 Ts de Richard Florida

Autores

Palavras-chave:

Economia Criativa. Heavy Metal. Cogumelo Records.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre a Cogumelo, uma loja de discos de rock fundada em 1980 em Belo Horizonte (MG) que, em 1985, passou a abrigar o selo Cogumelo Records. O objetivo principal é analisar a Cogumelo enquanto território criativo agregador do heavy metal belorizontino. A análise é balizada pela teoria dos 3 Ts (Tecnologia, Talento e Tolerância) de Richard Florida. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa realizada por meio de pesquisas bibliográfica e documental. Constatou-se que a Cogumelo além dos 3 Ts como sustentação criativa de seu território, é importante considerar também uma dimensão cultural específica relacionada à “tradicional família mineira” como elemento cerceador do movimento musical heavy metal, fato que, paradoxalmente, propulsionou o desenvolvimento criativo desse movimento.

Biografia do Autor

Silvia Borges Correa, ESPM Rio

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). Professora Titular do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) da ESPM Rio.

Daniel de Miranda Carvalho, ESPM Rio

Mestrando do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM Rio

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Publicado

2022-10-10

Como Citar

Correa, S. B., & Carvalho, D. de M. (2022). Metal Criativo: um estudo sobre a Cogumelo sob a ótica dos 3 Ts de Richard Florida. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/6822

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas