INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE NA PERSPECTIVA DO TRABALHO INTERPROFISSIONAL

Autores

Palavras-chave:

Serviços de Integração Docente-Assistencial, Internato e Residência, Saúde da Família, Qualificação Profissional.

Resumo

 

RESUMO    

A pesquisa teve o objetivo de analisar as implicações da Integração Ensino, Serviço e Comunidade na perspectiva do trabalho interprofissional. O estudo é do tipo transversal de abordagem quantitativa que utilizou dois questionários, cada um com 30 assertivas (Escala Likert). Participaram 58 sujeitos, entre preceptores e residentes de uma Residência Multiprofissional em Saúde da Família e duas equipes de saúde de uma Unidade de Saúde da Família. Das quatro dimensões analisadas, a que apresentou maior nível de concordância foi a primeira (Concepções sobre a Integração Ensino, Serviço e Comunidade) correspondendo a 92,2%. Os itens referentes à existência da Integração Ensino, Serviço e Comunidade na Matriz Curricular do Programa de Residência foram os que tiveram maior quantidade de respostas negativas. Os dados evidenciam a necessidade de melhorias na matriz curricular, especialmente com relação à preceptoria do programa de residência e melhorias na comunicação entre a academia e o serviço. Conclui-se que apesar das fragilidades, houve avaliação positiva em todas as dimensões analisadas e que a Integração, Ensino, Serviço e Comunidade traz diversas contribuições para os envolvidos e ratifica a relevância do trabalho multi/interdisciplinar no processo formativo para o fortalecimento e implementação do SUS.

Biografia do Autor

Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral, Universidade Federal de Alagoas-UFAL

Enfermeira, Mestra em Enfermagem, Especialista em saúde da família pela Residência Multiprofissional da UNCISAL, Especialista em Enfermagem do Trabalho e Autoria em Saúde

Maria Lucélia da Hora Sales, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL

Enfereira. Doutora em Ciências.

Michelle Carolina Garcia da Rocha, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL

Fonoaudióloga. Doutora em Saúde Materno Infantil

Taíse Gama dos Santos, Nutricionista. Mestra em Nutrição

Universidade Federal de Alagoas-UFAL

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Publicado

2022-01-18

Como Citar

Calheiros Pereira Sobral, J. P., da Hora Sales, M. L., Garcia da Rocha, M. C., & Gama dos Santos, T. (2022). INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE NA PERSPECTIVA DO TRABALHO INTERPROFISSIONAL. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 8(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/7175

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Meio Ambiente