INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE NA PERSPECTIVA DO TRABALHO INTERPROFISSIONAL
Palavras-chave:
Serviços de Integração Docente-Assistencial, Internato e Residência, Saúde da Família, Qualificação Profissional.Resumo
RESUMO
A pesquisa teve o objetivo de analisar as implicações da Integração Ensino, Serviço e Comunidade na perspectiva do trabalho interprofissional. O estudo é do tipo transversal de abordagem quantitativa que utilizou dois questionários, cada um com 30 assertivas (Escala Likert). Participaram 58 sujeitos, entre preceptores e residentes de uma Residência Multiprofissional em Saúde da Família e duas equipes de saúde de uma Unidade de Saúde da Família. Das quatro dimensões analisadas, a que apresentou maior nível de concordância foi a primeira (Concepções sobre a Integração Ensino, Serviço e Comunidade) correspondendo a 92,2%. Os itens referentes à existência da Integração Ensino, Serviço e Comunidade na Matriz Curricular do Programa de Residência foram os que tiveram maior quantidade de respostas negativas. Os dados evidenciam a necessidade de melhorias na matriz curricular, especialmente com relação à preceptoria do programa de residência e melhorias na comunicação entre a academia e o serviço. Conclui-se que apesar das fragilidades, houve avaliação positiva em todas as dimensões analisadas e que a Integração, Ensino, Serviço e Comunidade traz diversas contribuições para os envolvidos e ratifica a relevância do trabalho multi/interdisciplinar no processo formativo para o fortalecimento e implementação do SUS.