A plataforma Educopédia na percepção dos docentes de educação física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: um estudo quantitativo e qualitativo
Palavras-chave:
Plataforma Educopédia, Educação Física, Docentes.Resumo
O artigo investiga a percepção dos docentes de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) sobre a Plataforma Educopédia, criada em 2010 em parceria com a OI futuro. É uma plataforma interativa com objetivo de auxiliar os profissionais da educação durante suas aulas. O objetivo do estudo foi verificar quais são os hábitos dos professores de educação física quando utilizam a plataforma nas aulas. O estudo contou com a participação de 160 docentes, com média de idade de 34,25, cujo principal instrumento de coleta de dados foi um questionário online e entrevistas semi-estruturada com dez docentes. Os resultados do estudo apontaram que existe uma resistência por parte de alguns educadores em realizar atividades pela plataforma. Desta forma, constata-se que há uma barreira em relação às tecnologias, o que acarreta o desconhecimento pelos alunos já que estes profissionais ainda não aceitam outra metodologia de ensino a não ser o tradicional. Assim, precisa-se trabalhar com os docentes toda e qualquer proposta de acordo com as realidades deles para que não haja uma resistência.