Ação de Responsabilidade Social Corporativa do Combate à Violência Doméstica Durante a Pandemia COVID-19: O Caso Magalu

Autores

  • Ana Carolina Vítor UFMG
  • Hellen Taynan Cavalcanti Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Cocriação de valor, Violência Doméstica, Magazine Luiza, Covid-19.

Resumo

O contexto da pesquisa deu-se pela ação do Magazine Luiza, que disponibiliza um botão no aplicativo Magalu para denúncia de violência doméstica. O objetivo do estudo foi investigar como a relação das ações de comunicação social pautadas na Responsabilidade Social Corporativa (RSC) podem cocriar valor para a marca. Para tal, foram apresentados conceitos sobre a RSC e a cocriação de valor e suas relações no cenário corporativo, além de dados sobre violência doméstica contra a mulher no cenário de pandemia da COVID-19. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e quantitativa utilizando a abordagem do estudo de caso. Para investigação científica, utilizou-se uma pesquisa por questionário de roteiro estruturado com 101 participantes além de observação participante das redes sociais da marca. Os resultados revelaram que a ação estratégica de comunicação do Magazine Luiza oferece oportunidades para cocriação de valor e pode atrair mais atores interessados nesse tipo de ação.

 

Biografia do Autor

Hellen Taynan Cavalcanti, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Administração pela UFMG (em andamento);

Mestre em Administração e Sociedade pela UFPB (2017);

MBA em Administração e Marketing pelo Grupo Uninter (2012);

Psicanalista pelo Instituto Internacional de Terapias (2011);

Graduada em Administração pela UFPE.

Downloads

Publicado

2022-01-18

Como Citar

Vítor, A. C., & Cavalcanti, H. T. (2022). Ação de Responsabilidade Social Corporativa do Combate à Violência Doméstica Durante a Pandemia COVID-19: O Caso Magalu. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 8(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/7255

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas