AS VULNERABILIDADES DAS MULHERES NEGRAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL: UM ENSAIO CRÍTICO

Autores

Palavras-chave:

Brasil. Covid-19. Pandemia. Mulheres negras. Vulnerabilidades

Resumo

A partir de uma perspectiva interseccional sobre as opressões de gênero, raça e classe que historicamente recaíram sobre as afrodescendentes, a presente pesquisa buscou compreender no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil, as vulnerabilidades das mulheres negras e em que medida essas vulnerabilidades foram aprofundadas. Para tanto, primeiramente se fez necessário refletir sobre a construção do papel da mulher negra dentro da sociedade brasileira; após isso, foi possível identificar as vulnerabilidades das mulheres negras no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil; e por fim, verificou-se a atuação Estatal no que dizia respeito às estratégias de mitigação dos efeitos da pandemia que contemplavam as mulheres negras. Quanto à metodologia, o método científico utilizado foi o dialético e o tipo de abordagem qualitativo. No que se refere ao tipo de pesquisa, a bibliográfica e a exploratória contribuíram para o desenvolvimento do trabalho. Foram utilizados como referencias teóricos autores/as como Almeida (2018), Carneiro (2003), Davis (2016), Gonzalez (1984), Mbambe (2018). A discussão sobre a referida temática evidenciou que as mulheres negras estiveram mais expostas aos efeitos da pandemia em virtude de um processo de vulnerabilização que iniciou no período colonial e se intensificou durante a crise sanitária mundial.

Biografia do Autor

Juliana Marina de Oliveira Souza, Universidade de Pernambuco

Bacharel em Direito - Universidade de Pernambuco, Campus Arcoverde.

Fernando da Silva Cardoso, Universidade de Pernambuco

Doutor em Direito - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com período sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Tese recebeu Menção Honrosa - área Direito - no Prêmio CAPES de Tese - Edição 2020. Mestre em Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Direito - Centro Universitário do Vale do Ipojuca. Professor Adjunto Nível I do Curso de Direito (Campus Arcoverde) e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (Mestrado Profissional), ambos da Universidade de Pernambuco, e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (Mestrado e Doutorado), Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste. Coordenador Setorial de Pesquisa e Pós-graduação e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa - UPE Multicampi. Líder do G-pense!¿ - Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (UPE/CNPq). Pesquisador dos Grupos de Pesquisas sobre Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (UFPE/CNPq) e Gênero, Democracia e Direito (PUC-Rio/CNPq). Membro e Integrante do Comitê Executivo da Red ALAS - Red de Académicos(as) Latinoamericanos en Género, Sexualidad y Derecho, Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (Coordenador Seção Pernambuco), Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação em Direitos Humanos (NEPEDH-UFPE) e do Núcleo de Diversidade e Identidades Sociais (NDIS-UPE).

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Souza, J. M. de O., & Cardoso, F. da S. (2022). AS VULNERABILIDADES DAS MULHERES NEGRAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL: UM ENSAIO CRÍTICO. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/7413

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas