Atuação da Enfermagem na Assistência de Crianças com Transtorno do Espectro Autista

Autores

Palavras-chave:

Autismo, Enfermagem, Assistência

Resumo

Objetivos: descrever a atuação da enfermagem na assistência de crianças com o Transtorno do Espectro Autista por meio das evidências científicas. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa, elaborada a partir de um estudo descritivo e exploratório. A busca pelos artigos ocorreu por meio do banco de dados Biblioteca Virtual em Saúde Brasil (BVS). Resultados: foram utilizadas 11 publicações realizadas nos últimos cinco anos (2016-2021). Emergiram três categorias: 1- Conhecimento dos Enfermeiros sobre Transtorno do Espectro Autista; 2- Assistência de Enfermagem à Criança com TEA; e 3- Dificuldades na abordagem da criança com TEA, as quais apontam a dificuldade na identificação do TEA, bem como na assistência, associados a limitação do conhecimento sobre o TEA entre os profissionais da enfermagem. Conclusão: Há uma limitação na assistência da enfermagem a respeito do TEA, associado a pouca ou nenhuma abordagem da temática desde a formação. Assim, torna-se essencial que seja oportunizado aos profissionais a formação contínua sobre o TEA; de modo que possam oferecer o acompanhamento necessário às crianças autistas nas Unidades Básicas de Saúde, envolvendo inclusive as famílias.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

de Souza Costa, G., Crespo Vieira dos Anjos, M. F., Lima Alves, M., Oliveira Souza, R. T., Belém da Silva Carvalho, T., de Lima Cabral da Conceição, T., & Cedraz Morais, A. (2024). Atuação da Enfermagem na Assistência de Crianças com Transtorno do Espectro Autista. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/7770