Reflexões sobre a inclusão do estudante autista no Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Autismo, Escola, Educação, Inclusão.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as políticas públicas educacionais que visam a inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação escolar. Nossa abordagem para este tema é qualitativo-reflexica e baseamo-nos em uma bibliografia de apoio voltada para o estudo da inclusão escolar, principalmente dos estudantes autistas nas escolas de Ensino Fundamental. Os resultados deste trabalho mostram que a escola sozinha não pode trabalhar para o pleno desenvolvimento e inclusão do estudante autista, mas deve estar amparada pela família, e esta criança com TEA deve ter o apoio de uma equipe multidisciplinar de tratamento para o melhor desenvolvimento de suas habilidades e capacidades.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Pós-Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Letras/Português e em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire/UFNT) e da Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLit/UFNT). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) – CAPES/CNPq. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9082-5203. E-mail: [email protected]

Sara Matias Laurentino, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Licenciada em Letras-Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), campus de Araguaína.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

Rodrigues, W., & Laurentino, S. M. (2024). Reflexões sobre a inclusão do estudante autista no Ensino Fundamental. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/7798