Sobre Políticas Públicas: Os desafios da Inclusão na Escola Regular

Autores

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Pessoas com Deficiência, Políticas da Escola Regular.

Resumo

Por meio desta pesquisa qualitativa, procuramos fazer um estudo bibliográfico sobre o processo de inclusão escolar no viés das políticas públicas, assim como o papel do professor nesse processo. Através deste olhar, objetivamos focar na contribuição que as políticas públicas e os professores, como parte desse processo inclusivo, podem proporcionar ao aluno com alguma deficiência. Abordar esta nova realidade para o indivíduo com necessidade educacional especial tem o significado de compreender que é possível para essas pessoas se desenvolverem e socializarem de maneira muito satisfatória, mas isso quando passam a ser olhados como indivíduos capazes de participarem de um universo constituído para pessoas com habilidades e competências ditas “típicas”. Como resultado, concluímos que o profissional professor precisa estar atento às singularidades dos seus alunos, reanalisando suas práticas pedagógicas visando cada vez mais incluir os alunos nos processos de ensinoaprendizagem do ambiente escolar.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Letras/Português e em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire/UFNT) e da Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLit/UFNT). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) – CAPES/CNPq. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9082-5203. E-mail: [email protected]

Jussandro Rodrigues N. Lopes, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Aluno especial 2022/02 no Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire/UFNT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT. Pós-graduado (lato sensu) em Docência para Educação Profissional e Tecnológica – IFES (2021). Pós-graduado EAD (lato sensu) em Políticas e Gestão para o Serviço Social (FAVENI (2021). Graduado em Gestão de Cooperativas pela UFT.

André Amorim de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire/UFNT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT. Pós-graduado Lato Sensu em Educação especial e inclusiva e neuropsicopedagogia institucional e clínica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Licenciado em Letras - Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é Professor da Educação Básica – Ensino Fundamental II – na Rede Pública de Ensino do Estado do Tocantins.

Eduardo Eduardo Cunha da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduado em Enfermagem pela FAG. Pós-Graduado em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde (UFF). Pós-Graduado em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/Prominas). Pós-Graduado em Nefrologia Multidisciplinar (UFMA). Pós-Graduado em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFT). Mestrando do Programa de Pós -graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire/UFNT).

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

Rodrigues, W., Lopes, J. R. N., Souza, A. A. de, & Silva, E. E. C. da. (2024). Sobre Políticas Públicas: Os desafios da Inclusão na Escola Regular. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/7917