Sobre Políticas Públicas: Os desafios da Inclusão na Escola Regular
Palavras-chave:
Inclusão Escolar, Pessoas com Deficiência, Políticas da Escola Regular.Resumo
Por meio desta pesquisa qualitativa, procuramos fazer um estudo bibliográfico sobre o processo de inclusão escolar no viés das políticas públicas, assim como o papel do professor nesse processo. Através deste olhar, objetivamos focar na contribuição que as políticas públicas e os professores, como parte desse processo inclusivo, podem proporcionar ao aluno com alguma deficiência. Abordar esta nova realidade para o indivíduo com necessidade educacional especial tem o significado de compreender que é possível para essas pessoas se desenvolverem e socializarem de maneira muito satisfatória, mas isso quando passam a ser olhados como indivíduos capazes de participarem de um universo constituído para pessoas com habilidades e competências ditas “típicas”. Como resultado, concluímos que o profissional professor precisa estar atento às singularidades dos seus alunos, reanalisando suas práticas pedagógicas visando cada vez mais incluir os alunos nos processos de ensinoaprendizagem do ambiente escolar.