ABORDAGENS SOBRE QUALIDADE DE VIDA (QV) E TRABALHO HUMANO: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

BEM ESTAR, SAÚDE, EMPREGO

Resumo

O conceito de qualidade de vida é multidimensional, está aliado à sensação de bem-estar, saúde e trabalho. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar as perspectivas das abordagens sobre Qualidade de Vida (QV) e trabalho humano dos estudos indexados na base Scopus no período de 2015 a julho de 2021. Para busca e seleção do corpus documental foi utilizado o método Methodi Ordinatio. A amostra dessa revisão constituiu-se de 212 artigos. Teve como resultado as seguintes abordagens: domínio de publicações em QV e trabalho humano com 97 artigos (45,7%), QV profissional com 69 artigos (32,5%) e QV na saúde do trabalhador com 46 artigos (21,8%). QV e trabalho 3 artigos (1%), esse resultado permitiu carência de pesquisas e pesquisa nessa temática, temas que relacionam QV e trabalho humano a políticas emprego, renda, saúde, mobilidade urbana, educação, custo de vida, gênero e perspectivas de políticas públicas em países emergentes e que não apareceram ou foram perdidos nas pesquisas. Com frequência, os campos de pesquisa encontrados na literatura foram hospitais, famílias, empresas, casas de abrigo, municípios e escolas. Alguns estudos envolvendo trabalhadores da saúde principalmente em razão da pandemia de COVID-19, temas como produtividade no trabalho e saúde do trabalhador em geral também foram encontrados. o jornal Internacional Diário de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública apareceu com maior frequência nas publicações. O maior número de publicações aconteceu em 2019 com 40 artigos, em relação a localização geográfica, a América é a região que concentra o maior número de periódicos com artigos publicados sobre QV e trabalho. Nesse sentido, conclui-se que houve uma produção cientifica relevante no período estudado, com diversificação de abordagens e metodologias e abordagem nos benefícios da QV e bem-estar dos trabalhadores.

Biografia do Autor

Gustavo Carolino Girardi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

ossui Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC (2010), Mestrado em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2018) e atualmente aluno do doutorado no programa de Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Técnico administrativo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Claudia Tania Piccinin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduada em Administração com Habilitação em Marketing, MBA em Gestão de Negócios e Logística pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco, especialista em Gestão Industrial - Conhecimento e inovação e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Doutora em Administração pela Universidade Positivo. Professora do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa.

Priscila Rubbo, Universidade Teconlógica Federal do Paraná - UTFPR

Professora de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco. Mestre e Doutora em Engenharia de Produção na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Ponta Grossa. Especialista em Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Ponta Grossa. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Pato Branco.

Downloads

Publicado

2025-02-27

Como Citar

Girardi, G. C., Piccinin, C. T., & Rubbo, P. (2025). ABORDAGENS SOBRE QUALIDADE DE VIDA (QV) E TRABALHO HUMANO: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/7952