FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES E AS TDICs NA SOCIEDADE DE RISCO: RISCOS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO SUPERIOR URBANO
Resumo
Este artigo analisa os principais riscos enfrentados pelos professores do Ensino Superior no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em suas práticas docentes, considerando o contexto da sociedade de risco, com ênfase nas desigualdades urbanas e na democratização do conhecimento. A pesquisa ressalta a importância da formação continuada de docentes do Ensino Superior, sem se limitar a esferas públicas ou privadas, áreas ou disciplinas específicas. Essa escolha reflete o entendimento de que o aprimoramento profissional é essencial em todos os contextos educacionais. Fundamentado nas teorias centrais de Ulrich Beck (2011), David Harvey (2014) e Stuart Hall (1997), este estudo utiliza uma revisão bibliográfica para discutir os principais riscos do uso das TDICs, como o preparo insuficiente dos docentes, o acesso limitado dos estudantes às tecnologias digitais e à internet, a falta de tempo dos docentes para planejar o uso das TDICs em suas práticas pedagógicas e a fragmentação pedagógica no uso das tecnologias digitais. A análise ressalta a importância da formação continuada como estratégia essencial para preparar os professores a enfrentar esses riscos, promovendo práticas pedagógicas inclusivas, reflexivas e críticas. Além disso, o artigo destaca a necessidade de políticas institucionais que garantam infraestrutura adequada e suporte para o uso eficaz das tecnologias em ambientes educacionais urbanos. Por fim, as contribuições do estudo destacam a necessidade de fortalecer a formação continuada de docentes, visando garantir um ensino e aprendizado mais equitativo, inclusivo e transformador.