VAL PIRES E A XILOPRETURA: MEMÓRIAS E OBRAS DE ARTE AFROCENTRADAS

Autores

Resumo

O artigo reflete sobre a decolonialidade e o campo das artes plásticas no Brasil e levanta algumas exposições recentes de teor decolonial, no Rio de Janeiro. Em seguida, apresentamos uma artista da Baixada Fluminense e um pouco de sua obra e analisamos a questão decolonial na xilopretura de Val Pires, de forma a dar mais visibilidade e voz para esta artista. A metodologia empregada é a etnografia virtual, a partir da qual temos acesso em primeira mão à voz da artista e a forma como ela apresenta 5 de suas obras.

Biografia do Autor

Tamara Campos, Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) da UNIGRANRIO

Professora permanente da Universidade UNIGRANRIO no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Jovem Cientista Mulher pela FAPERJ, com a pesquisa "Arte, substantivo feminino: memórias de artistas plásticas cariocas do século XX", vigência de 2024 a 2027. Doutora em Memória Social pela Unirio na linha de Memória e Linguagem. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ, Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010) e é Licenciada em Sociologia pela UNESA (2023) .Investiga a memória individual e social em contextos institucionais, sobretudo artísticos, a partir da tríade arte, memória e poder. As pesquisas envolvem diferentes expressões e cenários artísticos, patrimônio imaterial, museus e trajetórias de artistas plásticas fluminenses, especialmente da Baixada ao longo do século XX e na contemporaneidade. 

Cristiane Pereira Borges, PPGHCA Unigranrio

Possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2004). Mestranda no programa de pós-graduação em Humanidades, Culturas e Artes, com ênfase em Gênero, Etnia e Identidade (UNIGRANRIO - bolsista PROSUP/CAPES). Especialista em Gênero e Sexualidade (Faculdade UNYLEYA -2016). É Professora Docente I - Arte na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), onde atua como professora articuladora. É Professora Docente I - Artes Visuais na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME), onde desenvolve projetos na Sala de Leitura. Artista-educadora, participante do Coletivo Elva e de exposições coletivas e individuais em espaços alternativos de cultura. Seu campo de pesquisa abrange arte e artistas marginalizados, estudos feministas, estudos decoloniais e educação antirracista.

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Campos, T. de S., & Borges, C. (2025). VAL PIRES E A XILOPRETURA: MEMÓRIAS E OBRAS DE ARTE AFROCENTRADAS. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/9116